Patrocínio – Segunda parte: Contrato e retorno

Continuando nossa conversa da edição passada, onde tratamos do levantamento de dados dos potenciais patrocinadores para o envio da proposta e do que colocar na proposta, trataremos agora do contrato e das formas de retorno para o patrocinador.

Terceiro: Como deve ser o contrato?

Depois de várias viagens e reuniões, você acaba de conseguir um ok de uma empresa para patrocinar sua equipe. Resta agora colocar tudo o que foi conversado no papel. O papel, como se sabe, tudo aceita. Por isso, é bom redigir o contrato com muito carinho para evitar dor de cabeça no futuro. Antes de qualquer coisa, abra uma empresa de prestação de serviço, uma conta no banco em nome da empresa e encomende um bloco de nota-fiscal na gráfica, pois grandes empresas só paga mediante apresentação de nota-fiscal e através de depósito bancário.

O que deve constar no contrato:

1. Qualificação das partes. Dados de sua empresa, do patrocinador, e de seus respectivos representantes legais;
2. Prazo de validade do contrato. Quanto mais longo, melhor para ambas as partes. Recentemente a Repsol fechou com Raul Boesel e David Muffato na Stock-car o contrato mais longo que se tem notícia no Brasil: três anos!;
3. Valor do patrocínio e forma de pagamento. Se é mensal ou após cada etapa e o dia do pagamento;
4. Espaço dedicado no carro e uniformes para a logomarca do patrocinador. É conveniente anexar o lay-out ao contrato;
5. Número de provas, locais e datas.

Quarto: Formas de retorno para o patrocinador.

Se você quer renovar seu contrato com seu patrocinador no ano seguinte, não atenha-se apenas ao que foi combinado no contrato. Procure ir muito além, oferecendo muito mais retorno para cada centavo investido pelo patrocinador.

1 – Além da tradicional adesivagem do carro e dos bordados nos uniformes, acrescente a logomarca do patrocinador nos carros e caminhões de apoio, no material impresso da equipe e contrate um bom fotógrafo para documentar tudo;

2 – Promova o lançamento oficial da equipe, de preferência em local de grande badalação em sua cidade. Convide amigos, parentes, conhecidos, o pessoal do rali, seu patrocinador e todos os veículos de comunicação.

3 – Contrate um bom assessor de imprensa que acompanhe a equipe nas provas. Isso é fundamental para que ele possa enviar as noticiais e fotos para a mídia tão logo saia o resultado, garantindo presença na mídia logo na segunda-feira após a prova.

4 – Imprima milhares de folhetos contendo dados sobre a equipe, o esporte, o campeonato e de seu patrocinador. Contrate belas modelos nos locais das provas para fazer panfletagem na largada e na chegada. Não se esqueça de fotografar tudo.

5 – Envie para seu patrocinador após cada etapa um relatório sobre sua participação com fotocópia de tudo o que saiu na mídia sobre a prova.

É muito, mas muito importante mesmo que você trate com todo carinho e seriedade do mundo seu patrocinador, para que ele fique contente com o retorno e incentive outros empresários a investir no nosso querido rali. Por hoje ficamos por aqui. Grande abraço.

VEJA TAMBÉM

Bic ou Mont Blanc

Se você fosse uma marca de caneta, acredita que sua marca estaria mais para uma BIC ou para uma Mont Blanc em termos de valor?

Leia Mais

Pequena história do Marketing

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 05 de Dezembro de 1994.19ª edição da coluna – Página F1 Esta pequena história real de marketing orientado para qualidade, servirá

Leia Mais

Deixe um comentário