Os 5 pecados da mala direta

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 20 de Fevereiro de 1995.
30ª edição da coluna – Página C2

Recebemos na semana passada uma oferta de apartamentos de luxo em Curitiba, via mala-direta, de uma empresa local. Esperamos que, pelo menos, a qualidade do apartamento desta construtora não seja proporcional à qualidade de sua mala-direta, pelos seguintes motivos:

1º – Endereçamento:

Apesar das reiteradas campanhas do Correio, as empresas continuam a postar suas correspondências com erro de CEP, o que acarreta um atraso na entrega da mala direta e demonstra por tabela a falta de atenção da empresa.

2º – Envelope:

Utilizar carimbo no verso do envelope é prova de economia inaceitável. A campanha via mala-direta não se resume a oferta em si, mas, a todos os detalhes que acompanham a oferta, a começar, pelo envelope. No caso da oferta em análise, existem dois endereços de remetente, um impresso, e outro, carimbado! Se uma empresa deseja vender um apartamento de R$ 180 mil, não pode nem pensar em reaproveitar envelopes.

O ideal é bolar um envelope específico para cada campanha, com uma comunicação visual apropriada ao produto ou serviço.

3º – Tratamento:

Na oferta recebida, o candidato a proprietário do apartamento ofertado é assim tratado no início do texto: Caro Sr.(a)… Ora, se eles já sabem o nome do sujeito para o qual estão enviando a oferta, então já coloquem Sr. Ou Srª., conforme o nome da pessoa. Se a oferta vem com nome, não é para ser personalizada?

4º – Texto:

Nem curto nem longo. O tamanho do texto de ofertas comerciais deve ser do tamanho de um “baby-doll”, ou seja: deve cobrir apenas o principal. No caso da oferta em análise, o texto trás informações que já estão contidas num folder em anexo. Além disso, comete a imprudência de ofertar no mesmo texto um outro imóvel, quando a atitude correta seria concentrar todas as atenções do cliente em potencial no produto ofertado!

E nossa língua, coitadinha! O redator deve ter confiado demais em seu micro ou distraiu-se momentaneamente. Na tentativa de tornar mais pessoal a oferta, colocaram por duas vezes no texto o nome do cliente em potencial. Ótimo, só que esqueceram-se de dar sentido nas orações e de respeitar as regras de pontuação.

5º – Nominação:

Talvez a empresa ofertante do dito apartamento de luxo não tivesse, na época da confecção da mala-direta, um responsável pelo departamento que consta logo abaixo do nome da construtora, ao final do texto, pois a carta vem apenas com uma rubrica, sem constar o nome da pessoa que a assinou!

Detalhes e mais detalhes. Ou por acaso tropeçamos em montanhas e não em pedrinhas?

VEJA TAMBÉM

O poder de fogo da mala direta

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 14 de Fevereiro de 1995.29ª edição da coluna – Página C4 Sou um amigo e assaz fã desta poderosa, porém mal

Leia Mais

Atitude de Campeão

“Noventa por cento daqueles que fracassam não estão derrotados….Apenas desistem.” Paul J. Meyer Será que podemos transformar uma pessoa comum numa campeã, mesmo que ela

Leia Mais

Deixe um comentário