Mas afinal, o que é marketing – final

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 05 de Setembro de 1994.
6ª edição da coluna – Página F1

Criado para ser uma ferramenta da administração, o marketing acabou por extrapolar sua atuação original nas empresas para invadir áreas completamente distintas. Basta ver as seguintes frases abaixo, ditas, respectivamente, em 92, 93 e 94:

“A esquerda deve aprender duas coisas fundamentais: Marketing e Psicanálise”. Gilmar Carneiro, dirigente sindical.

“As Forças Armadas tem que fazer marketing para divulgar a necessidade de reforçar a presença militar na Amazônia”. Brigadeiro-do-Ar Éden Asvolinsque, comandante do Comando Aéreo de Treinamento.

“Novos poços são marketing”. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor da Unicamp.

A primeira delas visa buscar no marketing condições para renovar o movimento sindical brasileiro. Já a segunda, por sua vez, espera sensibilizar a opinião pública da importância da presença militar na Amazônia. E a terceira, diferentemente das anteriores, diz respeito à divulgação da Petrobrás da descoberta simultânea de quatro novos campos de petróleo, visando, provavelmente, movimentar o congresso para manter o monopólio desta estatal.

E vai por aí a fora. Movimentos do tipo “Salvem as Baleias”, “Ajude o Hospital do Câncer”, “Campanhas do Agasalho” etc, utilizam as técnicas de marketing com objetivos filantrópicos, todavia visando sempre a satisfação do seu público-alvo, mesmo que estes sejam as baleias!

Por fim, podemos ainda dizer que o marketing é uma filosofia de trabalho, que começa com o presidente da empresa e termina com o porteiro, onde todos estão integrados, cada qual à sua maneira, na busca constante da satisfação do cliente.

O leitor pergunta:

Como funciona o marketing na prática? Suzana Cretela, sócia-gerente da Sumalhas.

Cara Suzana: Na prática o marketing nada mais é do que ações que visam conquistar e manter clientes. Afinal, não são eles o oxigênio de nossa empresa?

ALTA SATISFAÇÃO

Lançamento, já a algum tempo, do achocolatado Hill’s, na versão de chocolate branco. Uma opção a mais para quem gosta de achocolatados.

BAIXA SATISFAÇÃO

Dificuldade em abrir a embalagem do Hill’s. Ou o sujeito precisa ser um Hulk, ou ter um objeto cortante.

VEJA TAMBÉM

Mate sua “vaquinha”!

“A vida começa no final de sua zona de conforto.”  Neale Donald Waslch Você anda insatisfeito com seu trabalho? Seu trabalho já não lhe dá

Leia Mais

Deixe um comentário