Mas afinal, o que é marketing – parte 1

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 15 de Agosto de 1994.
3ª edição da coluna – Página F1

Agora que já vimos que o marketing não é exclusividade de megacorporações e que a utilização de suas consagradas técnicas não é complicada, podemos, então, começar a conceituar esta palavrinha mágica que, infelizmente, não tem tradução para o português.

Marketing é uma palavra de origem inglesa, formada pelo substantivo “Market”, que significa mercado, e pelo gerúndio “ing”, que equivale ao nosso “ndo” (de fazendo, correndo, etc.). Como o gerúndio dá uma idéia de ação ou alguma coisa que está agindo, podemos dizer que marketing equivale a “ação no mercado”, ou, ainda, a “agindo no mercado”. A abrangência desta disciplina é muito vasta, pois qualquer atividade ou fato relacionado ao mercado diz respeito ao marketing. O termo marketing começou a ser utilizado no Brasil, conforme o professor Raimar Richers, em 1954, através de uma missão norte-americana para organizar os primeiros cursos de administração na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Não podemos nos esquecer, no entanto, que marketing é uma das disciplinas que compões a administração de empresas, servindo a esta como um meio para se atingir os objetivos da administração.

O leitor pergunta.

Tendo em vista o Código de Ética, como se aplica o marketing para os profissionais da saúde? Isabela Álvares dos Santos, fisioterapeuta.

Isabela: Os profissionais de saúde precisam de uma boa dose de criatividade e sutileza em sua comunicação para contornar as amplas restrições do seu Código de Ética. Todavia, além do aspecto da divulgação, conquistar a fidelidade de seus pacientes e fazer destes seus “propagandistas” é uma das vantagens das técnicas de marketing sem ferir o Código de Ética.

ALTA SATISFAÇÃO

Promoção ousada e inédita da Dawoo Motor. Aos clientes de seu veículo Éspero, a marca se compromete a devolver o dinheiro da compra, até uma semana depois ou até 1000kms rodados se não ficarem satisfeitos com o carro.

BAIXA SATISFAÇÃO

Horários de funcionamento dos bancos. Apesar da comodidade dos auto-atendimentos, muitos serviços ainda tem que ser resolvidos na própria agência. Interessante notar que na Suíça, um dos países com maior renda per capita do mundo, os bancos abrem às 8:30 da manhã!

VEJA TAMBÉM

Preço Baixo: fuja dele!

“Gasolina abaixo de R$ 1,50 é um indício de que algo errado está acontecendo: ou há evasão ou há adulteração.” David Zylbersztajn – Presidente da

Leia Mais

Deixe um comentário