Ciclo de vida de produtos

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 16 de Janeiro de 1995.
25ª edição da coluna – Página C3

Da mesma forma que no reino animal os seres nascem, crescem e morrem, no “reino do mercado” ocorre algo muito parecido com os produtos e serviços.

Seja por obsolescência ou por moda, muitos produtos e serviços morrem para dar lugar a outros mais modernos, sofisticados e práticos.
Mas utilizar as estratégias de marketing corretas para cada fase de vida do produto, é meio caminho andado para aumentar sua duração no mercado e maximizar suas vendas.

Primeiro, é preciso saber em que fase se encontra o produto ou serviço de sua empresa, ara poder administrar sua estratégia.
Veja agora as características de cada fase e suas respectivas ações

Fase desenvolvimento:

Realização de pesquisas de mercado, confecções de análises e elaboração de projetos. Incremento das atividades de relações públicas, elaboração do planejamento estratégico de marketing e integração de toda a organização no plano.

Fase introdução:

Lançamento do produto ou serviço no mercado. Propaganda de informação. Indução do consumidor à experimentação. Acompanhamento da reação do mercado, tanto dos consumidores como da concorrência. Correções de eventuais falhas no planejamento ou do produto/serviço.

Fase crescimento:

Aumento das vendas. Aumento dos canais de distribuição. Aumento das ações da concorrência. Propaganda de fixação.

Fase maturidade:

Estabilização das vendas. Descobrir novos usos para o produto. Modificar a fórmula, embalagens, design, etc. Propaganda de manutenção. Maximização dos lucros e otimização dos custos.

Fase declínio:

Diminuição dos canais de distribuição. Redução das promoções. Corte nos investimentos. Abandonar.

Na próxima coluna comentaremos, com exemplos, cada uma das fases do ciclo de vida dos produtos.

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